Campeonato escolar SuperTmatik – ano letivo 2011/2012.

Designação da atividadeCampeonato escolar SuperTmatik – ano letivo 2011/2012.
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
TipologiaConcurso
Data de início1-09-2011
Data de término14-06-2012
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais - Coordenadora: Bernardete Constantino
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 e 500 - Matemática (2º e 3º ciclos) - Luísa Andrês
DinamizadoresLuísa Andrês e Joaquim Pessoa
Público-Alvo5ºA / 5ºC / 5ºD / 5ºE / 6ºA / 6ºB / 6ºC / 6ºD / 6ºE / 6ºG / 7ºB / 5ºF / 5ºG / 6ºF / 6ºH
Breve Descrição

-Inscrição dos alunos para a realização da prova

-Durante o campeonato, os alunos têm de ser capazes de criar e de utilizar estratégias de cálculo próprias para conseguir responder, rápida e correctamente, às expressões, com as quatro operações básicas, que lhes são colocadas

-Acompanhamento dos treinos feitos pelos alunos no sentido de se prepararem para as suas participações.

-Obtenção de autorização dos encarregados de educação.

-Realização das provas.

- Utilização do “Cantinho SuperTmatik na Biblioteca”.

Articulação com o Projeto Educativo1.1
Desenvolver competências no domínio da comunicação.
1.2
Desenvolver hábitos e técnicas de trabalho.

1.6
Desenvolver comportamentos de participação activa na vida escolar.
1.12
Programar atividades que promovam a investigação e a capacidade de resolução de problemas.

1.13
Programar atividades que promovam a investigação e a capacidade de resolução de problemas, integradas num projecto de promoção da literacia da informação, articulado entre a Biblioteca Escolar e as áreas curriculares disciplinares e não disciplinares.

1.14
Programar atividades direccionadas para a redução dos níveis mais baixos de insucesso.

1.15
Programar situações de atividades lúdico / competitivas adequadas ao nível dos alunos.
2.2
Diminuir o insucesso escolar de acordo com as metas anuais propostas.
Objetivos
  • Fomentar o interesse pela prática do cálculo mental;

  • Desenvolver destrezas numéricas e de cálculo;

  • Reforçar a componente lúdica na aprendizagem da Matemática;

  • Detectar e divulgar talentos na área do cálculo mental.