«Descobertas e invenções à volta da horta» (candidatura ao prémio Ilidio Pinho )
Designação da atividade | «Descobertas e invenções à volta da horta» (candidatura ao prémio Ilidio Pinho ) |
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Escola | EB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG) |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2014 |
Data de término | 30-06-2015 |
Departamentos | Dep. de Matemática e Ciências Experimentais - Bernardete Constantino |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 230 e 520 - Ciências Naturais (2º e 3º ciclos) - Paula Cabrita |
Outras Estruturas | Projeto Eco-Escolas |
Dinamizadores | Paula Cabrita na qualidade de representante de área disciplinar CN e coordenadora do eco-escolas |
Público-Alvo | 5ºC |
Breve Descrição | O Homem depende do solo para viver. Do solo tira o alimento e as matérias primas necessárias ao seu desenvolvimento. Desde há vários anos que temos um projecto que nos serve de laboratório experimental para o desenvolvimento de competências cientificas, tecnológicas e de reflexão sobre a sustentabilidade.Com a colaboração da APCC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral)Quinta da Conraria e num projecto que visa também a integração social de pessoas com deficiência e incapacidades que vão trazer o Know-how sobre agricultura biológica/social e familiar aos nossos alunos num ambiente de escola regular. |
Articulação com o Projeto Educativo | • Promover o sucesso escolar • Promover a articulação entre os vários ciclos de ensino • Desenvolver comportamentos de participação ativa na vida escolar • Desenvolver comportamentos promotores de segurança • Otimizar a utilização de espaços físicos • Incentivar a participação da comunidade na vida escolar, desenvolvendo o sentido de pertença ao agrupamento e projetando uma imagem de qualidade • Aceitar a diferença e a multiculturalidade como características enriquecedoras para a comunidade escolar • Potencializar a Educação para a Cidadania/Valores • Incentivar a Educação para o empreendedorismo |
Objetivos | Nos primórdios da civilização a ciência e a tecnologia desenvolveram-se com vista à maior produção agrícola permitindo a sedentarização dos povos. Hoje as preocupações são de ordem económica e social. O estudo dos solos em sala de aula com experiências sobre a permeabilidade, formas de correção com vista a melhorar a produção. O estudo dos animais que vivem no solo, a sua observação. O estudo das plantas e das condições necessárias ao seu desenvolvimento. A construção de fornos solares e depósitos de recolha de água para aproveitamento de água, são algumas das descobertas que iremos fazer. No plano técnico iremos aprender técnicas agrícolas sustentáveis e aplicáveis no sentido de ir ao encontro da curiosidade dos alunos e da sua construção como adultos capazes de resolver problemas. |