«Descobertas e invenções à volta da horta» (candidatura ao prémio Ilidio Pinho )

Designação da atividade«Descobertas e invenções à volta da horta» (candidatura ao prémio Ilidio Pinho )
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2014
Data de término30-06-2015
DepartamentosDep. de Matemática e Ciências Experimentais - Bernardete Constantino
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 e 520 - Ciências Naturais (2º e 3º ciclos) - Paula Cabrita
Outras EstruturasProjeto Eco-Escolas
DinamizadoresPaula Cabrita na qualidade de representante de área disciplinar CN e coordenadora do eco-escolas
Público-Alvo5ºC
Breve DescriçãoO Homem depende do solo para viver. Do solo tira o alimento e as matérias primas necessárias ao seu desenvolvimento.
Desde há vários anos que temos um projecto que nos serve de laboratório experimental para o desenvolvimento de competências cientificas, tecnológicas e de reflexão sobre a sustentabilidade.Com a colaboração da APCC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral)Quinta da Conraria e num projecto que visa também a integração social de pessoas com deficiência e incapacidades que vão trazer o Know-how sobre agricultura biológica/social e familiar aos nossos alunos num ambiente de escola regular.
Articulação com o Projeto Educativo• Promover o sucesso escolar
• Promover a articulação entre os vários ciclos de ensino
• Desenvolver comportamentos de participação ativa na vida escolar
• Desenvolver comportamentos promotores de segurança
• Otimizar a utilização de espaços físicos
• Incentivar a participação da comunidade na vida escolar, desenvolvendo o sentido de pertença ao agrupamento e projetando uma imagem de qualidade
• Aceitar a diferença e a multiculturalidade como características enriquecedoras para a comunidade escolar
• Potencializar a Educação para a Cidadania/Valores
• Incentivar a Educação para o empreendedorismo
ObjetivosNos primórdios da civilização a ciência e a tecnologia desenvolveram-se com vista à maior produção agrícola permitindo a sedentarização dos povos. Hoje as preocupações são de ordem económica e social. O estudo dos solos em sala de aula com experiências sobre a permeabilidade, formas de correção com vista a
melhorar a produção. O estudo dos animais que vivem no solo, a sua observação.
O estudo das plantas e das condições necessárias ao seu desenvolvimento. A construção de fornos solares e depósitos de recolha de água para aproveitamento de água, são algumas das descobertas que iremos fazer. No plano técnico iremos aprender técnicas agrícolas sustentáveis e aplicáveis no sentido de ir ao encontro da curiosidade dos alunos e da sua construção como adultos capazes de resolver problemas.