Atividades anuais do Projmat

Designação da atividadeAtividades anuais do Projmat
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
TipologiaDesenvolvimento educativo
Data de início1-09-2011
Data de término15-06-2012
DepartamentosCoordenação de Projetos - (grupos de recrutamento: CM, GRUTAG, ProjM, PA+, PED, PESES, Eco-E, PING, PTE, DE e PJ) - António Castelo Gama
Grupos de Recrutamento/DisciplinasProjmat (ProjM) - António Gama
DinamizadoresEquipa do Projmat: Professores Adelaide Carmo, António Gama, Beatriz Soares e Luísa Andrês
Público-AlvoTodos os alunos 2,3CEB-Alice Gouveia
Breve Descrição
Pretende ser um espaço de desenvolvimento da literacia matemática: “capacidade de um indivíduo identificar e compreender o papel que a matemática desempenha no mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados e de usar e se envolver na resolução matemática das necessidades da sua vida, enquanto cidadão construtivo, preocupado e reflexivo” (in Pisa 2003, Conceitos fundamentais em jogo na avaliação de Literacia Matemática, Maio 2004,Gave). Pretende-se, pois, desenvolver a capacidade de analisar, raciocinar e comunicar ideias, colocando, formulando, resolvendo e interpretando problemas matemáticos, em variadas situações. 


Articulação com o Projeto Educativo1.4
Desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de decisão para uma realização individual e social.

1.6
Desenvolver comportamentos de participação activa na vida escolar.
1.12
Programar atividades que promovam a investigação e a capacidade de resolução de problemas.

1.15
Programar situações de atividades lúdico / competitivas adequadas ao nível dos alunos.
Objetivos

Promover o sucesso na Matemática.       

– Estimular a  curiosidade, a  autoconfiança, o  estudo e o  gosto pela Matemática.

– Atrair os alunos que têm “medo” da disciplina de Matemática.

– Promover  a  utilização dos  meios  informáticos  disponíveis  no processo ensino/aprendizagem da Matemática.

– Incentivar  os  alunos a  participarem  em  diversas   competições matemáticas a nível nacional, como as Olimpíadas Portuguesas da Matemática, o Concurso Nacional de Jogos Matemáticos, o Concurso Canguru sem fronteiras, o campeonato superTmatik, a MAISmat e a EQUAmat, bem como proporcionar-lhes condições para que possam optimizar as suas prestações nestas competições.