Atividades anuais do Projmat
Designação da atividade | Atividades anuais do Projmat |
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Escola | EB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG) |
Tipologia | Desenvolvimento educativo |
Data de início | 1-09-2011 |
Data de término | 15-06-2012 |
Departamentos | Coordenação de Projetos - (grupos de recrutamento: CM, GRUTAG, ProjM, PA+, PED, PESES, Eco-E, PING, PTE, DE e PJ) - António Castelo Gama |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Projmat (ProjM) - António Gama |
Dinamizadores | Equipa do Projmat: Professores Adelaide Carmo, António Gama, Beatriz Soares e Luísa Andrês |
Público-Alvo | Todos os alunos 2,3CEB-Alice Gouveia |
Breve Descrição | Pretende ser um espaço de desenvolvimento da literacia matemática: “capacidade
de um indivíduo identificar e compreender o papel que a matemática desempenha
no mundo, de fazer julgamentos bem fundamentados e de usar e se envolver na
resolução matemática das necessidades da sua vida, enquanto cidadão
construtivo, preocupado e reflexivo” (in Pisa
2003, Conceitos fundamentais em jogo na avaliação de Literacia Matemática,
Maio 2004,Gave). Pretende-se, pois, desenvolver a capacidade de analisar,
raciocinar e comunicar ideias, colocando, formulando, resolvendo e
interpretando problemas matemáticos, em variadas situações. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1.4 Desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de decisão para uma realização individual e social. 1.6 Desenvolver comportamentos de participação activa na vida escolar. 1.12 Programar atividades que promovam a investigação e a capacidade de resolução de problemas. 1.15 Programar situações de atividades lúdico / competitivas adequadas ao nível dos alunos. |
Objetivos | – Promover o sucesso na Matemática. – Estimular a curiosidade, a autoconfiança, o estudo e o gosto pela Matemática. – Atrair os alunos que têm “medo” da disciplina de Matemática. – Promover a utilização
dos meios informáticos disponíveis no processo ensino/aprendizagem da Matemática. – Incentivar os alunos
a participarem em diversas
competições
matemáticas a nível nacional, como as Olimpíadas Portuguesas da Matemática, o
Concurso Nacional de Jogos Matemáticos, o Concurso Canguru sem fronteiras, o
campeonato superTmatik, a MAISmat e a EQUAmat, bem como proporcionar-lhes
condições para que possam optimizar as suas prestações nestas competições. |