10 minutos a ler
Designação da atividade | 10 minutos a ler |
---|---|
Escola | EB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG) EB 2,3 Ceira |
Tipologia | Outra tipologia |
Data de início | 30-09-2024 |
Data de término | 30-05-2025 |
Departamentos | Departamento de Línguas |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 200, 210, 220 e 300 - Português (2º e 3º ciclos) |
Outras Estruturas | Biblioteca Escolar |
Dinamizadores | Biblioteca escolar e professores envolvidos |
Público-Alvo | Todos os alunos 2,3CEB-Alice Gouveia / Todos os alunos 2,3CEB-Ceira / QF-4AG |
Breve Descrição | O Agrupamento de Escolas Coimbra Sul integra o projeto “10 Minutos a Ler”, em resultado da candidatura apresentada pela Biblioteca Escolar ao PNL2027, no ano letivo de 2022_2023.. A ciência e a observação empírica têm mostrado amplamente o quanto o contacto com o livro e a prática regular da leitura são indispensáveis para o desenvolvimento do gosto de ler, a consolidação dos hábitos leitores e o aumento das competências de literacia. Quem lê, lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. É por isso que ler todos os dias é tão importante. In PNL Desenvolvimento Este desafio destinado a toda a comunidade escolar, desenvolve-se na disciplina de Português, sendo gradualmente alargado a outras disciplinas. Em sala de aula, cabe ao professor gerir esse tempo, podendo ser realizado no em cada aula ou naquelas com a duração de 90 minutos ou adotando outra dinâmica de funcionamento. Os alunos podem partilhar a sua leitura no Padlet “10 minutos a ler!”: a capa do livro que estão a ler, uma recomendação, uma fotografia com a instalação de objetos relacionados com a leitura realizada, um podcast de um excerto, um booktrailer… A atividade de leitura por prazer - 10 minutos a ler – terá lugar em qualquer espaço/contexto escolar: sala de aula, na biblioteca… Não interessa onde se lê, mas que a todos seja dada a oportunidade de o fazer, escolhendo livros requisitados na biblioteca escolar ou que sejam dos próprios alunos. Requisitos Para a concretização deste desafio, que se pretende continuado e sustentável, em contexto escolar, o apoio da Biblioteca Escolar traduzir-se-á na aquisição de fundo documental para refrescamento das propostas de leitura. A biblioteca escolar terá em conta as sugestões apresentadas pelos alunos, respondendo às faixas etárias, ao interesse e gosto dos alunos. |
Objetivos | Promover o contacto com o livro e a prática regular da leitura; Promover as literacias de leitura, escrita e digitais; Contribuir para a promoção do gosto de ler; Desenvolver hábitos de leitura; Formar leitores mais competentes e mais preparados para a vida*. (*Competências consideradas no PASEO) |