Projeto de Sustentabilidade e Artesanato - "De pequenino se TECE o destino"-

Designação da atividade Projeto de Sustentabilidade e Artesanato - "De pequenino se TECE o destino"-
EscolaEB1 Almalaguês (ALM)
TipologiaAção de formação/reflexão
Data de início1-10-2024
Data de término5-06-2025
DepartamentosDepartamento do 1º CEB
Grupos de Recrutamento/Disciplinas110 - 1º Ciclo do Ensino Básico
Outras EstruturasDAC
DinamizadoresProfessoras Titulares de Turma; Dra. Isabel Martins; Biblioteca Anexa de Almalaguês e Associação de Pais
Público-AlvoAL-1 / AL-2 / AL-3 / AL-4 / Assistentes operacionais
Breve DescriçãoFoi na freguesia de Almalaguês, no concelho de Coimbra, que nasceu uma arte de tecer cuja origem se perdeu do tempo, mas que nos dias de hoje faz desta pequena localidade um centro de tecelagem manual único do país. A importância de conhecer a nossa cultura e as nossas tradições é consensual entre todos os que se preocupam com o desenvolvimento harmonioso, tanto dos mais novos como dos mais velhos. As artes, permitem-nos explorar mundos novos e diferentes, ajuda-nos a questionar e compreender o mundo em que vivemos. São essenciais para a liberdade de pensamento e expressão, ao promover a independência intelectual.
As artes conduzem-nos à responsabilidade de contribuir para o bem-estar coletivo. Com a tecelagem (na EB1 de Almalaguês) pretendemos fomentar a empatia, o respeito à diversidade e a solidariedade, elementos essenciais para a convivência harmoniosa e o desenvolvimento social (local).assim os alunos.
ObjetivosCom o objetivo de perpetuar e divulgar esta tradição e ainda de envolver os mais velhos (guardiões de um saber que passa de geração em geração), pretende-se, com este projeto, dinamizar na EB1 de Almalaguês uma residência artística em que as artesãs da aldeia irão tecer no tear da escola, envolvendo A importância das artes como um instrumento de emancipação e fortalecimento da consciência crítica. Através das artes, mergulhamos em diversas realidades, compreendemos diferentes perspetivas e ampliamos o entendimento sobre os pilares que sustentam uma sociedade democrática. As artes, permitem-nos explorar mundos novos e diferentes, ajuda-nos a questionar e compreender o mundo em que vivemos. São essenciais para a liberdade de pensamento e expressão, ao promover a independência intelectual.