Dia Europeu das Línguas | Camões em várias línguas | Línguas para a Paz

Designação da atividadeDia Europeu das Línguas | Camões em várias línguas | Línguas para a Paz
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
EB 2,3 Ceira
TipologiaAção de formação/reflexão
Data de início26-09-2024
Data de término7-10-2024
DepartamentosDepartamento de Línguas
Grupos de Recrutamento/Disciplinas200, 210, 220 e 300 - Português (2º e 3º ciclos)
210 e 320 - Francês (2º e 3º ciclos)
220 e 330 - Inglês (2º e 3º ciclos)
350 - Espanhol
Outras EstruturasBiblioteca Escolar
DinamizadoresBE e professores de línguas envolvidos
Público-AlvoTodos os alunos 2CEB Alice Gouveia / Todos os alunos 2CEB Ceira / Todos os alunos 3CEB Alice Gouveia / Todos os alunos 3CEB Ceira
Breve DescriçãoPartilha-se post descritivo do blogue:

O Dia Europeu das Línguas celebra-se, anualmente, a 26 de setembro. Foi instituído em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia.

O tema escolhido este ano é «Línguas para a Paz» e pretende destacar a forma como a diversidade linguística e a educação linguística podem desempenhar um papel fundamental na promoção de uma cultura de paz, convivência e democracia.

Luís Vaz de Camões é considerado um símbolo da identidade nacional portuguesa, tendo contribuído para a consolidação do idioma e da cultura portuguesa e a sua obra está traduzida em várias línguas! Celebrou a diversidade das culturas e das línguas, evidenciando que a comunicação e a compreensão mútua são caminhos para a Paz.

Este ano letivo celebram-se os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, sendo um dos leit-motiv das ações da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional das Artes e que se integram também na temática dos DAC “Sustentabilidade” e o lema do Dia Europeu das Línguas de 2024, “Línguas para a Paz”.

A Biblioteca Escolar, em colaboração com o Departamento de Línguas, propõe que a leitura em voz alta do excerto seja treinada e que seja partilhada entre turmas . A biblioteca pode responder à chamada para a gravação do podcast!

Ao longo da semana de 23 a 27 de setembro,podendo prolongar-se, claro até outubro, cada língua, realizará o treino de leitura em voz alta, em sala de aula, como forma de valorizar a importância das línguas na comunicação e na interculturalidade.

Os alunos de PLNM selecionam um texto de um/a escritor/a consagrado/a do seu país, entre outras atividades em que participarão!

Há uma exposição patente no átrio da BE com uma enorme diversidade linguística!
Objetivos- partilhar textos da autoriaa de Luís de Camões em várias línguas europeias;
- sensibilizar para os valores da interculturalidade
- comemorar o Dia Europeu das Línguas
- dar a conhecer obras de autores europeus
- promover o gosto pela leitura e pela temática da liberdade como forma de sensibilização para os valores da democracia