8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

Designação da atividade8º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
TipologiaConcurso
Data de início1-09-2011
Data de término23-03-2012
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais - Coordenadora: Bernardete Constantino
Grupos de Recrutamento/Disciplinas230 e 500 - Matemática (2º e 3º ciclos) - Luísa Andrês
DinamizadoresProfessores do grupo disciplinar de Matemática, resposáveis: António Castelo Gama e Cândida Barros
Público-AlvoTodos os alunos 2,3CEB-Alice Gouveia
Breve Descrição

Os Jogos matemáticos ou jogos abstratos são uma grande classe de jogos de tabuleiro, destinados a dois jogadores, sem intervenção do fator sorte.

Cada aluno da EMAG poderá inscrever-se num dos três jogos do respetivo Ciclo : Ouri, Hex ou Gatos e Cães para o 2º Ciclo e Rastros, Ouri ou Hex para o 3º Ciclo.

Acompanhamento, na medida do possível, dos treinos feitos pelos alunos no sentido de melhorarem as respetivas prestações.

Seleção dos alunos, um por jogo/ciclo, que representarão a Escola na final nacional a realizar em 9 de março de 2011, no Estádio Universitário de Coimbra e no campeonato OURI promovido pelo ccems que decorrerá na Batalha, no mês de maio em dia a definir.

Para este efeito, organizar-se-ão dois campeonatos na escola – no dia 23/02/12 para o 3º ciclo e no dia 27/02/12 para o 2º ciclo, no Bloco R da Escola, após as 17:00 horas.

A fim de promover e facilitar os treinos, serão colocados exemplares de cada jogo na Biblioteca e na sala do PA+

Articulação com o Projeto Educativo1.4
Desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de decisão para uma realização individual e social.

1.6
Desenvolver comportamentos de participação activa na vida escolar.
1.15
Programar situações de atividades lúdico / competitivas adequadas ao nível dos alunos.
3.1
Fomentar o trabalho de equipa e de reflexão entre docentes do mesmo Departamento, da mesma Área Disciplinar e do Conselho de Turma.

Objetivos

· Desenvolver o gosto pelos jogos matemáticos;

· Usar o desafio de um jogo para desenvolver o raciocínio a atenção e a concentração;

Fomentar a cooperação entre os alunos.