Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais; Uma viagem pelo mundo dos pensamentos
Designação da atividade | Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais; Uma viagem pelo mundo dos pensamentos |
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Escola | EB1 Quinta das Flores (EB1-QF) EB1 Norton de Matos (NM) EB1 Areeiro ( EB1-ARE) EB1 Vendas de Ceira (EB1-VC) EB1 Castelo Viegas (EB1-CV) EB1 Torres do Mondego (EB1-TM) EB1 Almalaguês (ALM) |
Tipologia | Ação de formação/reflexão |
Data de início | 1-09-2023 |
Data de término | 30-06-2024 |
Outras Estruturas | PNPSE |
Dinamizadores | Miriam Magueta e Raquel Mateus | Técnicas Especializadas em Ciências da Educação |
Público-Alvo | Todos os alunos 1CEB |
Breve Descrição | O Programa de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais, intitulado "Uma viagem pelo mundo dos pensamentos", permite aos alunos conhecer, de forma lúdico-didática, os diferentes tipos de pensamentos que existem - pensamentos bons e pensamentos maus. Pretende-se, assim, dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano anterior, levando os alunos a compreender a relação entre pensamentos, sentimentos e/ou emoções, e comportamentos, e qual o impacto desta relação no seu dia a dia, e, mais concretamente, no seu sucesso escolar. Desta forma, os alunos adquirem estratégias que lhes permitem gerir de forma adequada as suas emoções e, caso surjam, os seus conflitos (intra e interpessoais). O Programa é constituído por 10 sessões, implementadas mensalmente em contexto de sala de aula, com a duração aproximada de 45 minutos. |
Objetivos | - Promover o conhecimento da relação entre pensamentos - sentimentos/emoções e comportamentos; - Promover o conhecimento dos diferentes tipos de pensamentos, reconhecendo a sua importância no nosso dia a dia; - Capacitar para a gestão dos pensamentos; - Capacitar para a gestão das emoções; - Potenciar a expressão adequada das emoções; - Proporcionar a partilha de opiniões e sentimentos; - Promover uma comunicação ajustada ao contexto; - Sensibilizar os alunos para a necessidade e o dever de recorrerem a pessoas de referência que os possam auxiliar sempre que necessário; - Apresentar respostas alternativas de resolução de conflitos que não recorram à violência; - Fortalecer a amizade entre os alunos e estimular novas amizades. |