PMAG/EB23 - Global Poverty and Us

Designação da atividadePMAG/EB23 - Global Poverty and Us
EscolaEB23 Polo Maria Alice Gouveia (PMAG)
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2012
Data de término15-06-2013
DepartamentosCoordenação de Projetos - (grupos de recrutamento: CM, GRUTAG, ProjM, PA+, PED, PESES, Eco-E, PING, PTE, DE) - António Castelo Gama
Grupos de Recrutamento/DisciplinasProjeto "Global Poverty and Us" - Cândida Barros
DinamizadoresCândida Barros e Helena Mota Lopes
Público-AlvoAlunos 3CEB-Alice Gouveia
Breve DescriçãoO projeto "Global Poverty and Us" incidirá sobre a sociedade dividida em que vivemos. A recente crise económica e aperto posterior das finanças públicas pioraram a situação para muitas famílias na Europa. A ideia principal é melhorar a consciência dos alunos sobre os crescentes problemas relacionados com a nova pobreza.
Os alunos irão conhecer e interagir com idosos, sem-abrigo, emigrantes e desempregados. Eles também irão interagir com grupos de pessoas com deficiências físicas e de aprendizagem, a fim de ampliar os seus horizontes sobre como incluir estes grupos na nossa sociedade comum.
Será feito um levantamento do pré-conhecimento e experiências pessoais da sociedade dividida. Os alunos irão analisar a situação em cada país, comparar os resultados e discutir como os diversos problemas são tratados.
Os resultados serão apresentados num website, criado especialmente para o projeto. Alguns alunos irão apresentar os resultados pessoalmente durante as reuniões internacionais do projeto.
Será elaborado um dicionário multi-idioma de palavras ligadas ao tema, organizados workshops sobre formas alternativas de viver, pesquisa e levantamento de diferentes aspectos da nova pobreza nos países individuais, palestras, entrevistas e artigos sobre idosos, sem abrigo, imigrantes, deficientes e desempregados. Serão realizadas apresentações multimédia (fotos e filmes) sobre o tema. Será elaborado em cada escola um logotipo para o projeto.
Articulação com o Projeto Educativo1.1
Desenvolver competências no domínio da comunicação.
1.4
Desenvolver a autonomia, o espírito crítico e a capacidade de decisão para uma realização individual e social.

1.5
Desenvolver competências fundamentais à construção de uma sociedade justa.
1.6
Desenvolver ações de caráter formativo em áreas como: Segurança na Internet, Educação para a Saúde/Educação Sexual, Métodos e Técnicas de Estudo, Educação para a Cidadania/Valores, Educação para a Saúde/Alimentação Saudável
1.7
Desenvolver comportamentos de participação activa na vida escolar.
1.10
Usar o domínio da Língua Portuguesa como estratégia transversal a todas as áreas do saber.

3.2
Aceitar a diferença e a multiculturalidade como características enriquecedoras para a comunidade escolar.

Objetivos1) Despertar nos alunos a consciência sobre a sociedade dividida.
2) Familiarizar os alunos com formas alternativas de vida dentro da sociedade.
3) Dar aos alunos uma visão da vida familiar de seus pares.
4) Desenvolver as competências sociais dos alunos e competências sociais.
5) Melhorar as competências de comunicação em inglês e outros idiomas.
6) Desenvolver as competências dos alunos em TIC.