Atividades anuais do PING
Designação da atividade | Atividades anuais do PING |
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Escola | EB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG) |
Tipologia | Desenvolvimento educativo |
Data de início | 1-09-2011 |
Data de término | 15-06-2012 |
Departamentos | Coordenação de Projetos - (grupos de recrutamento: CM, GRUTAG, ProjM, PA+, PED, PESES, Eco-E, PING, PTE, DE e PJ) - António Castelo Gama |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Poverty Is Not a Game (PING) - Cândida Barros |
Dinamizadores | Cândida Barros |
Público-Alvo | 9ºB |
Breve Descrição |
O PING é um jogo online produzido para as escolas, tendo como objectivo funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da “Pobreza” e o que significa ser pobre. O PING é dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Os alunos tornam-se os protagonistas do jogo. Podem escolher entre o Jim e a Sofia que, devido a certas circunstâncias da vida, acabaram na rua e precisam de encontrar o seu próprio caminho;
– O PING demonstra que os jogos podem ajudar a introduzir a discussão sobre assuntos sociais complexos como a pobreza na sala de aula. |
Articulação com o Projeto Educativo | 1.5 Desenvolver competências fundamentais à construção de uma sociedade justa. 1.16 Utilizar as aulas de Formação Cívica como espaço privilegiado de debate com vista à aquisição das competências essenciais de cidadania. 5.1.4 Educação para a Cidadania/Valores |
Objetivos |
– Utilizar o jogo educativo PING que resulta da participação da Fundação Calouste Gulbenkian num Projecto desenvolvido entre fundações europeias, no âmbito da Network of European Foundations for Innovative Cooperation; – Sensibilizar os jovens para os problemas da pobreza e da exclusão social; – Contribuir para desenvolver a criatividade, a capacidade de decisão e as competências linguísticas. |