Atividades anuais do PING

Designação da atividadeAtividades anuais do PING
EscolaEB 2,3 Drª. Maria Alice Gouveia (EMAG)
TipologiaDesenvolvimento educativo
Data de início1-09-2011
Data de término15-06-2012
DepartamentosCoordenação de Projetos - (grupos de recrutamento: CM, GRUTAG, ProjM, PA+, PED, PESES, Eco-E, PING, PTE, DE e PJ) - António Castelo Gama
Grupos de Recrutamento/DisciplinasPoverty Is Not a Game (PING) - Cândida Barros
DinamizadoresCândida Barros
Público-Alvo9ºB
Breve Descrição

O PING é um jogo online produzido para as escolas, tendo como objectivo funcionar como um ponto de partida para discutir o tema da “Pobreza” e o que significa ser pobre. O PING é dirigido aos alunos do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário. Os alunos tornam-se os protagonistas do jogo. Podem escolher entre o Jim e a Sofia que, devido a certas circunstâncias da vida, acabaram na rua e precisam de encontrar o seu próprio caminho;

– O PING demonstra que os jogos podem ajudar a introduzir a discussão sobre assuntos sociais complexos como a pobreza na sala de aula.

Articulação com o Projeto Educativo1.5
Desenvolver competências fundamentais à construção de uma sociedade justa.
1.16
Utilizar as aulas de Formação Cívica como espaço privilegiado de debate com vista à aquisição das competências essenciais de cidadania.

5.1.4
Educação para a Cidadania/Valores
Objetivos

– Utilizar o jogo educativo PING que resulta da participação da Fundação Calouste Gulbenkian num Projecto desenvolvido entre fundações europeias, no âmbito da Network of European Foundations for Innovative Cooperation;

– Sensibilizar os jovens para os problemas da pobreza e da exclusão social;

– Contribuir para desenvolver a criatividade, a capacidade de decisão e as competências linguísticas.